Terremoto atinge a Turquia

Neste domingo um forte terremoto  de magnitude 7,3 ocorreu a 35 km da cidade de Van, no nordeste da Turquia próximo a fronteira com o Irã, a 94,5 km de profundidade leste da Turquia próximo à fronteira com o Irã. O tremor pode ter matado entre 500 e 1.000 pessoas, informou mais cedo o Observatório Kandilli, da Universidade do Bósforo, de Istambul, que monitora atividades sísmicas no país. O acesso às montanhosas regiões afetadas é difícil, segundo o governo.
Pequenos terremotos ocorrem quase diariamente na Turquia. Dois grandes terremotos em 1999 mataram mais de 20 mil pessoas no noroeste do país. Em maio, duas pessoas morreram e 79 ficaram feridas pelo tremor que sacudiu Simav, também no noroeste.
Várias casas desabaram depois do tremor na província de Van, informou a agência de notícias Anatolia, acrescentando que tremores secundários ainda estão ocorrendo. Segundo as TVs turcas, o aeroporto de Van também foi atingido, por isso os voos previstos para lá foram desviados para Erzurum, a 400 km.
Mariana de Castro