Restaurante no Rio explode na última quinta-feira

O restaurante Filé Carioca explodiu na quinta-feira, deixando três mortos e 17 feridos no Rio de Janeiro a Polícia Civil vai solicitar imagens do circuito interno do estabelecimento, pois as imagens podem mostrar o horário e como entravam os cilindros de gás usados pelo restaurante, que trabalhava com gás canalizado.
Os investigadores querem esclarecer por que havia botijões de cilindros de gás em situação irregular no estabelecimento de acordo com um laudo dos bombeiros, o prédio não tinha autorização para o uso de gás, não sendo admitido qualquer tipo de abastecimento sem autorização prévia.
O delegado Antônio Bonfim da 5ª Delegacia de Polícia, investiga ainda se o restaurante tinha uma entrada clandestina para a passagem de botijão e cilindros de gás. Os bombeiros apontam um vazamento de gás como provável causa da explosão no restaurante localizado no térreo, que atingiu até o nono andar do edifício Riqueza, no centro do Rio.

Na praça em frente ao prédio onde houve a explosão houve homenagens às vítimas, amigos cantaram na despedida a Josimar dos Santos Barros, sushiman do restaurante.O corpo do cozinheiro Severino Antônio também foi enterrado nesta sexta-feira. A mãe de Matheus Maia Macedo de Andrade, de 19 anos, estava desolada. O rapaz foi atingido enquanto passava pela calçada do restaurante.
Mariana de Castro

Animais no mercado central

 Projeto de Lei 559/2009 quer proibir venda de animais no Mercado Central da capital (Euler Junior/Estado de Minas - 10/07/2007)
Os animais na sociedade atual sofrem com vários problemas como, maus tratos pelo dono, abandono e ainda as más condições nos locais de vendas. Um projeto proíbe vendas de animais no mercado central da capital, pois ambientalistas alegam as, mas condições em que os animais se apresentam.
 Uma mistura de religiosidade, cultura popular, tradição e contemporaneidade fazem do Mercado Central de Belo Horizonte um dos cantinhos mais aconchegantes da cidade. Lá se encontra de tudo. Se estiver com fome pode pedir comida mineira ou comprar ingredientes para fazer em casa. Se estiver com sede, pode convidar os amigos para uma boa cervejinha. Se buscar algum tipo de proteção religiosa, pode comprar os mais variados artigos religiosos e esotéricos. Qualquer tipo de cura pode ser encontrado por lá: curas para a alma e para o corpo. Afinal, tem ervas para todos os tipos e gosto, que resolvem de intestino preso a impotência. Artesanato mineiro, floricultura, brinquedos e roupas e ainda animais. Mas para quem quer dar só um passeio, também pode passar por lá. 
A comercialização de animais tem tido várias criticas, pois os ambientalistas afirmam que os compartimentos são superlotados e a forma de tratamento é inadequada. Vários animais são vendidos doentes e alguns morrem depois da compra.    
Há vários aspectos positivos como o preço baixo, variedade, praticidade e a fácil localização, mas também existem os negativos como o ambiente em os animais é submetido e morte logo após a compra.
Para que essa situação se resolva é preciso aumentar a fiscalização e fazer a criação de um estatuto para os animais ali presentes.

Naturais e Perigosos

A Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) proibiu a venda de nove fitoterápicos ,ervas vendidas como remédios para diversos males.A medida foi tomada porque não tinham registros na agencia .
Todos os medicamentos que passam  pelo processo de registro no órgão publico podem não ter efeito algum ou causar danos a saúde.
O especialista em fitoterápicos,Ricardo Tabach,da Universidade Federal de São Paulo,alerta que o uso das ervas pode causar reaçoes adversas graves."Muitas dessas ervas são,sim, remédios.Exatamente por isso não podem ser tomadas para tratar problemas graves sem orientação medica."
Ele aponta que sempre que o paciente queira experimentar qualquer tipo de ervas deve comunicar ao seu medico,assim ele pode tentar evitar interações com remédios sintéticos que produzem efeitos colaterais."A ingestão de um chá junto com um remédio comum pode provocar problemas complicados,mas que dificilmente serão relacionados com o chá.Infelizmente a maioria dos médicos ainda não tem conhecimento sobre os fitoterápicos,mas,de qualquer forma,é importante essa comunicação." diz.

Chás proibidos (Produtos e Fabricantes):
Chá Sete Ervas,Flor da Índia,Flor do Sertão,Flor da Catingueira,Umburana Composta,Nutri Plantas,Folha Santa, Elixir do Pai João,Tayu Caroba.







                Por:Cristiane Paula

A procura do SOL

   Com temperaturas mais baixas,a população fica menos exposta ao sol,por isso o aumento dos casos de insuficiência de vitamina D neste período também chama atenção e muitas vezes  a carência é diagnosticada tarde,o que acaba provocando doenças como a osteomalacia (defeito de mineralização óssea),osteoporose ( diminuição e fragilidade nos ossos) e até mesmo raquitismo.
A vitamina D é um composto que traz diversos benefícios,como a regulagem dos níveis de fósforos e cálcio no organismo, coagulação do sangue,fortalecimento dos músculos e ossos,e auxilio nas funções cardiacas e neurológicas .
Segundo o medico Telmo Diniz,no inverno a atenção deve ser redobrada para que a produção da vitamina não fique abaixo de ideal para o bom funcionamento do organismo.Isso porque a vitamina D só e absorvida pelo organismo quando tomamos sol."Nesta época do ano,porem,os raios ultravioletas encontram dificuldades em encontrar a pele,pois além das pessoas cobrirem bem o corpo para se resguardarem do frio,a luz solar do inverno é muito fraca para a sintetização da vitamina".Explica Diniz.
Um estudo realizado pela nefrologista Rosa Maria durante a inverno do no passado em São Paulo confirma essa teoria.A pesquisa apontou 75% dos entrevistados tinham baixos índices de de vitamina D no corpo abaixo do recomendado.No verão ,a taxa de pessoa com deficiência do nutriente era de 45%.
Além de tomar sol,o baixo nível de do nutriente tambem pode ser combatido incluindo no cardápio diário alimentos como leite,ovos e peixes ricos em vitaminas D.









                                      Por: Cristiane Paula.

Uso de armas de choque no Detran do DF entra em suspensão

Para que as fiscalizações noturnas da Lei Seca sejam mais eficazes, evitando agressões aos agentes policiais e a fuga de motoristas embriagados, o DETRAN do Distrito Federal esta treinando 200 agentes para o manuseio de armas de choque, que emitem ondas eletromagnéticas que imobilizam a pessoa.

Atendendo a recomendação da Secretaria de Direitos Humanos do Ministério da Justiça, foi criada uma lei que autoriza o uso de pistolas de choque em substituição aos revólveres. Aprovada pela Câmara Distrital, essa lei dará mais poder aos agentes do DETRAN, facilitando assim a apreensão de pessoas embriagadas no trânsito.

Ao serem disparadas, essas armas emitem ondas por até cinco segundos, chegando até dez metros de distancia, ou seja, o alcance dessas armas é muito grande. Também conhecida como Taser, essas armas disparam dardos que atingirem uma pessoa interrompe os sinais que o cérebro emite para o corpo, levando à contração de músculos e impossibilitando uma possível reação de fuga.

Essas armas já são usadas pela Policia Militar no Batalhão de Choque e no Bope, e agora também estão sendo utilizadas pelos policiais rodoviários federais. O equipamento foi importado dos Estados Unidos e deve chegar à semana que vem em Brasília.

Perante a falta de preparamento dos agentes do Detran, a Secretaria de Segurança do DF anunciou a suspensão do uso das armas de choque nas fiscalizações noturnas da Lei Seca.De acordo com o órgão, o secretário, Sandro Torres Avelar, determinou a criação de um grupo de estudos para discutir o assunto.Formado por representantes das policias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, técnicos da secretaria e do Detran, esse grupo vai discutir se as armas serão usadas e de que forma.

O GDF divulgou que não existe data prevista para o início do uso das armas, pois o assunto ainda não foi definido.



Problemas gerados pela Copa do Mundo


O Brasil será o país sede da Copa de 2014 e até então, diversas mudanças devem socorrer. Porém o país possui muitos problemas sociais e econômicos que evidenciam a falta de infra-estrutura do mesmo para sediar um evento de tamanha importância mundial.
O projeto do governo é gastar milhões com reformas e construções de estádios. Dinheiro que na realidade deveria ser aplicado na resolução de problemas sociais como a fome, a falta de moradia e esgotos a céu aberto.
Além disso, centenas de famílias estão sendo desabrigadas e como não possuem local para ir, ficam na rua, trazendo malefícios ao ambiente das cidades.
A desigualdade está muito evidente, enquanto muitas pessoas passam por necessidades, certa parte da população aguarda ansiosamente a construção dos estádios para os jogos da copa do mundo.
A sociedade não está se importando com o meio em que vivem e consequentemente não se importa com a população que está em sua volta, passando por imensas necessidades.


Por: Izabela Campos