Saindo pelo ralo

Pronta para ser usada pelos brasileiros, parte significativas da água tratada se perde nas tubulações de distribuição do País. A parte média nacional de desperdicio é de 37,1 %. Isto é,de cada 100 litros não chegam ao consumidor. A estimativa foi divulgada no mês de setembro,na ultima edição do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento( SNIS), baseada em dados de 2009. " Para uma média brasileira,esse indice de perda é alto e precisa ser melhorado" , avalia Ernane Ciríaco de Miranda ,coordenador do SNIS, do Ministério das Cidades.
" Embora o índice seja alto,nós estamos vivendo no Brasil uma situação de estabilização",pondera Miranda. A média é a menor desde que os cálculos começaram a ser feitos há 15 anos e representa uma queda de 0,3 ponto percentual em relação a 2008.
   O desperdício esta relacionado a falta de qualidade a infraestrutura e da gestão de sistemas de distribuição de água no País.Entre os motivos para os desperdício de água estão vazamentos, ligações clandestinas ,os famosos " gatos" , e falhas ou ausência de hidrômetros ( relógios que calcula consumo nas casas). " Os vazamentos respondem por cerca de 50 % das perdas de água. O resto decorre de usos não autorizados, isto é, a água é usada pelo consumidor,mas não contabilizada". Segundo Raul Pinho, conselheiro do Instituto Trata Brasil.

Observação: A estimativa é que, devido aos vazamentos e fraudes, o prejuízo anual seja de R$ 7 bilhões.


                            






                        Por : Cristiane Paula