A Beatificação de João Paulo II

  












 A semana passada foi demarcada por dois acontecimentos muito importantes e que ficaram na história. Um foi o casamento do Príncipe William e a plebéia Kate, que teve repercussão no mundo todo como o casamento mais esperado do ano; e o outro acontecimento foi a beatificação de João Paulo II.
  Para quem não sabe o que significa beatificação e sua diferença com canonização aqui vai o que se deve saber sobre tais.
  Beatificação é tornar alguém um Beato. O título de Beato quer dizer que é permitido prestar culto público a um Venerável (Venerável é o servo de Deus cujo processo concluiu que ele viveu as virtudes cristãs em grau heróico). Já canonização é o ato pelo qual a Igreja Católica Apostólica Romana declara que uma pessoa morta é um santo, inscrevendo-a no cânon, ou lista, dos santos reconhecidos. O ato de canonização é exclusivamente do Vaticano- ou seja, a coisa é decida pelo mais alto escalão do clero e ratificada pelo próprio Papa.
 Um das diferenças dos dois é que o Beato tem o seu culto a algumas regiões, enquanto que o Santo é cultuado universalmente, em toda a Igreja.
 Voltando um pouco no assunto principal. Nesta manhã de domingo (1°), no Vaticano, pelo menos um milhão de fiéis participou da cerimônia de beatificação do papa João Paulo II.
 O caixão do papa polonês está exposto na Basílica de São Pedro, diante do altar da Confissão. Sobre ele foi colocada uma cópia do Evangelho de Lorsch, aberto em um coxim tecido com decoração de ouro, além de uma coroa de flores com as cores oficiais da bandeira vaticana, amarela e branca. 
A Guarda Suíça cerca o caixão de Karol Wojtyla, que foi proclamado beato em cerimônia solene neste domingo pelo papa Bento XVI, provocando uma profunda emoção em mais de um milhão de fiéis que assistiram ao ato. Bento XVI rezou em silêncio ante o caixão do antecessor, com o qual colaborou por 23 anos como prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé.
Os fiéis começaram a visitar o caixão às 13h16 locais (8h16 de Brasília) e está previsto que possam fazê-lo até amanhã, às 19h pelo horário do Vaticano, quando serão fechados os portões da Basílica.
O féretro foi retirado na sexta-feira do túmulo que ocupava na cripta da Basílica de São Pedro e será colocado nos próximos dias em uma capela do templo. Até agora, os restos de Wojtyla descansavam a poucos passos do sepulcro de São Pedro.
Após o papa e os cardeais venerarem os restos de João Paulo II, foi à vez das delegações oficiais dos países presentes, e em seguida a de pessoas portadoras de deficiência e o restante do público.
As portas da basílica permanecerão abertas até o "último peregrino", segundo a Santa Sé.
Assim que forem concluídas as celebrações pela beatificação, o caixão será levado à capela de São Sebastião, com melhor capacidade para receber um volume ainda maior de fiéis no futuro.
A placa de mármore que cobria o túmulo nas grutas vaticanas será enviada para a Cracóvia, para ser utilizada na construção de uma nova igreja, que será erguida em nome do Papa polonês. lara de João Paulo II, que não foi aberto, tinha uma Bíblia aberta em cima.



                                




0 Response to "A Beatificação de João Paulo II"

Postar um comentário