Com a chegada do verão a preocupação um surto de epidemias de dengue aumenta mais

        

Por se tratar de um país tropical, o Brasil, reúne condições favoráveis para a proliferação do mosquito transmissor da dengue. O Aedes aegypti se desenvolve em temperaturas acima de 20°C, sobretudo entre 30°C e 32°C. Na época de janeiro até maio, onde o volume de chuvas é maior, o numero de vetores também aumenta.

De acordo com algumas pesquisas, para cada registro de dengue no país, outras cinco pessoas deixam de receber o diagnóstico.

E para que esse número não aumente é necessário tomar atitudes rápidas, e a melhor época de agir é no período em que os insetos ainda estão pondo ovos, que devem virar adultos e se espalhar até estações mais quentes do ano.

Neste ano, foram registradas 310 mortes por dengue no Brasil, segundo dados oficiais. De acordo co o último levantamento da Secretaria de Vigilância em Saúde do ministério, foram notificados 715.666 casos de dengue no país de janeiro ao inicio de julho. De casos graves, foram 8.102 pacientes que demandaram internação este ano. Entre 2005 e 2011, pelo menos 1.500 pessoas morreram por dengue hemorrágica.

A dengue é uma doença infecciosa causada por um vírus, que pode ser de quatro tipos diferentes, sendo que um mesmo paciente pode adquirir, ao longo da vida, os quatro sorotipos. Mas, depois de ter adquirido um determinado tipo, depois fica imunizado para aquele especificamente. Apesar do sorotipo 4 ser considerado pela maior parte da população com o mais perigoso, ele não é o mais grave que os demais, pois todos provocam a dengue.

Os sintomas também são os mesmos, pois a dengue se manifesta com sinais que muitas vezes se confundem com outras doenças, com resfriados ou gripes, mas sem coriza.

O inicio da doença é chamado de período de incubação da doença, é o período em que os sintomas não aparecem, somente depois de 3 á 15 dias que começa.Os sinais variam conforme a gravidade a infecção:se é clássica ou hemorrágica.A dengue hemorrágica é um quadro grave, que pode ser causada por todos os sorotipos e precisa de atenção média urgente, pois pode   
Até lavar a morte do paciente, principalmente aqueles com diabetes, asma e hipertensão, pois possuem mais predisposição a apresentar esse quadro mai complicado. Alem disso pessoas que já tiveram algum outro tipo de dengue corre maior risco de ter o tipo hemorrágico.

Independe do sexo e idade da pessoa, esta pode ter dengue. Observa-se que grupos mais expostos ao vetor adquirem mais a doença, com as crianças (menores de 12 anos de idade) e as mulheres (devido à razão do maior tempo de permanência no ambiente doméstico).

Em 2011, o Ministério da Saúde com o apoio do governo vão lançar metas aos municípios, como colocar nas ruas agentes de saúde, visitar residências e notificar os casos da doença, a criação dessas metas se deve ao sucesso do programa para o combate ao mosquito em 2002.

Para que os criadouros do mosquito da dengue não se proliferem, a única forma de evitar e eliminar os chamados focos da dengue é retirando a água (suja ou limpa) acumulada em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasos de plantas, jarros de flores, garrafas caixas d’água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros recipientes. Além disso, materiais não mais usados devem ser recolhidos e jogados no lixo.Essas medidas preventivas se deve ao fato do Brasil não produzir uma vacina contra a dengue, cujos estudos já estão em andamento.

http://s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2011/03/01/620x570-denguevl.jpg

0 Response to "Com a chegada do verão a preocupação um surto de epidemias de dengue aumenta mais"

Postar um comentário