Ex-presidente Lula descobre câncer

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou exames neste final de semana no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde foi diagnosticado com um tumor de laringe. Havia mais de 40 dias que Lula vinha sofrendo com uma rouquidão. O médico particular dele, o cardiologista Roberto Kalil Filho, decidiu internar o ex-presidente para que ele fosse submetido a exames de imagem. E foi uma tomografia do pescoço que revelou um tumor na laringe.
O oncologista Artur Katz, que está na equipe médica que atende o ex-presidente, afirmou que o estado de Lula é bom . "Ele está em ótimo estado geral."
Segundo o médico, uma das causas importantes para o câncer na laringe é o fumo. Mas também existem causas virais e não é possível ainda dizer o que levou ao desenvolvimento do tumor de Lula.
No fim da tarde deste sábado, dia 29, recebeu a visita do ministro da Fazenda Guido Mantega.“Eu encontrei com o presidente Lula, ele está bem. Está se recuperando da biópsia que fizeram, mas está bem animado. Ele é um lutador. Já venceu problemas menores do que esse e vai vencer este também”, disse o ministro.
Uma cirurgia foi descartada pelos médicos porque ela é feita apenas nos pacientes mais graves, com riscos de sequelas permanentes. Não é o caso de Lula. Ou em estágios muito iniciais da doença quando a cirurgia não leva risco ao paciente. Em pacientes como Lula, o tratamento internacionalmente adotado é a quimioterapia. Em três fases com intervalos de 21 dias.Todos os médicos disseram que o tumor que acometeu Lula é plenamente curável.

Por: Mariana

0 Response to "Ex-presidente Lula descobre câncer"

Postar um comentário