Falta de sono pode levar adolescentes a obesidade

Sabemos que dormir bem e regularmente pode trazer muitos benefícios para a saúde, como eliminar o estresse, relaxar as tensões musculares do dia a dia, além de trazer bem estar após uma boa noite de sono.
Novas pesquisas sobre o sono, mostraram que uma noite mal dormida leva ao desregulamento dos hormônios ligados à fome e à saciedade. Isso ocorre principalmente na fase da adolescência, pelo fato de nessa facha etária os hormônios não estarem em equilíbrio. A não regulagem do sono nessa época da vida pode ser irreversível na fase adulta, pois os hormônios já estão regulados e acostumados com um determinado tempo de sono.
Esse estudo norte-americano foi feito com 255 adolescentes (108 meninos e 147 meninas) de Houston, no estado do Texas, entre os quais foram colhidos dados como a quantidade de sono diária, a altura e peso de cada adolescente para o cálculo do IMC ( Índice de Massa Corporal).
Nos resultados, foram identificados índices altos de IMC entre os meninos e as meninas que dormem menos de 7 horas por dia, 3,8% nos meninos e 4,7% nas meninas.
A explicação para esse resultado se dá ao fato de que, quando não se dorme o suficiente os níveis de leptina (hormônio que regula a sensação de saciedade) caem, o que faz com que a pessoa não se sinta satisfeita ao acabar de comer.Além disso os níveis de grelina (hormônio que regula a sensação de fome) aumentam, o que faz com que o apetite aumente.
Outras autoras do estudo, revelaram ainda que, a falta do sono faz com que os adolescentes dormem nas aulas, tenham problemas de concentração, fiquem estressados, diminua o sistema imunológico, aumentando o risco de ficarem doentes com frequência, além de não cumprirem os seus deveres em geral.
Concluísse, que a regulagem do sono na adolescência leva a uma vida mais saudável, não tendo problemas de saúde no futuro.



Fonte: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2011/10/dormir-pouco-pode-tornar-adolescentes-obesos-diz-estudo.html


0 Response to "Falta de sono pode levar adolescentes a obesidade"

Postar um comentário