A Tragédia no Japão

 O Japão é um dos países mais desenvolvidos economicamente, destaque na produção e exportação de veículos, equipamentos eletrônicos e artigos de informática. Localizado sobre as placas Eurasiana, Norte-americanas e das Filipinas é constantemente atingido por terremotos provenientes do contato divergente entre elas, assim o país tem hoje um dos sistemas mais avançados de defesa civil  e uma moderna tecnologia que reforça a estrutura de construções em vista disto.
 Infelizmente mais uma vez a natureza mostrou sua força, no dia 11 de Março, ocorreu um grande terremoto que atingiu 8.9 pontos na escala Richter, o mais forte terremoto do Japão desde 1933, gerando um tsunami com ondas de aproximadamente 10 metros de altura, deixando milhares de mortos e desabrigados. A situação do país se agravou ainda mais quando reatores nucleares de duas usinas, terem os seus sistemas de resfriamento danificados, liberando vapor radioativo.
 Em decorrência do terremoto seguido do tsunami o fornecimento externo de energia foi interrompido, sem energia os sistemas de bombeamento de água e resfriamento param de funcionar. Sem resfriamento a pressão do vapor e os níveis de radioatividade continuaram a aumentar gerando riscos de explosão.
O governo que se via preocupado comas conseqüências do tremor e o maremoto, teve também suas atenções voltadas a este problema.  Pelo menos 45 mil moradores da região foram orientados a deixar suas casas enquanto técnicos das usinas lutavam para controlar a pressão nos reatores, prevenindo a ocorrência de uma fusão nuclear, o que causaria um acidente. Não bastando a radiação pelo ar, as águas estão com níveis muito altos de iodo radioativo, o governo tem orientado a população á não darem água da torneira para os bebês. Segundo as autoridades  algumas áreas os níveis de iodo radioativo  estão o dobro do nível recomendado.
 
 A tragédia completa um mês nessa segunda-feira, e diante dos últimos acontecimentos devemos refletir se uso de energia de energia nuclear poderia ser substituída por meios mais sustentáveis de obter-se energia, uma vez que atualmente é tão veiculado e discutido sobre os problemas ecológicos do planeta, no qual poderia ter causado menos problemas para a sociedade japonesa. Diante disso os Japoneses protestam contra o uso de energia nuclear no país pedindo o fechamento das usinas nucleares para que essa tragédia não ocorra novamente.



0 Response to "A Tragédia no Japão"

Postar um comentário