Uma alternativa sustentável


  
  Buscando mais uma alternativa sustentável para descontaminar a água poluída por resíduos industriais, a química Milena Boniolo, 28 anos, pensou em usar a casca da banana para descontaminar dejetos industriais.''Na Índia haviam desenvolvido um processo com palha de arroz e aqui no Brasil participei de um grupo que estudou a casca do coco", diz Milena.Foi por meio destas informações que ela chegou a conclusão de que era possível fazer o mesmo, só que com a casca da banana.
     Empolgada com esse novo projeto Milena começou a virar motivo de chacota pelo seus colegas de laboratório, pois ela sempre aparecia nos laboratórios do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen) da USP, com sacos cheios de cascas de banana pra efetuar mais pesquisas.
     O método é simples e barato, e pode ser muito útil no futuro.O processo é feito com a desidratação e moagem das cascas da fruta.Para que possa ficar com o mesmo tamanho das partículas poluentes, esse pó passa por peneiras especiais e então está pronto para ser jogado na água contaminada.
    Para efetuar esta experiência, Milena usou água com alto teor de oxido de urânio, comum na indústria de fertilizantes, que não é eliminado pelo nosso organismo, podendo assim intoxicar vários órgãos, trazendo também danos aos ossos.Depois de 40 minutos batendo a mistura, as partículas de metal se decantam junto com o pó da casca.Assim, podem ser removidas por uma bomba a vácuo.''Tudo acontece graças a duas propriedades da casca de banana: o alto teor de hidroxilas, que atraem as partículas de metal, e as concavidades que facilitam a absorção do metal.Em laboratório conseguimos chegar a 90% de descontaminação'', afirma Milena.
   Para a surpresa de seus colegas, pela descoberta, ela recebeu o Prêmio Jovem Cientista em 2006 e foi convidada para ser palestrante da conferência internacional TED, na Inglaterra.Segundo ela, é preciso ter mais algum tempo de pesquisa para que o processo seja mais aprimorado.Matéria-prima é que não vai faltar.Só na Grande São Paulo, mais de quatro toneladas de cascas de banana são descartadas por semana.


   Fonte: Revista Galileu
              Editora Globo
              Maio 2011- n° 238

Mundo comemora a morte de Osama Bin Laden

Nesta segunda feira, dia 2 de Maio, foi assassinado o terrorista e líder da Al – Qaeda, Osama Bin Laden, que foi responsável por muitos atos terroristas que chocaram o mundo como o atentado as Torres Gemeas (EUA), e não podemos deixar de citar os inúmeros atentados a civis e a militares no Oriente Médio.
Dando uma pequena pausa no assunto principal do texto, a morte de Bin Laden, irei de forma resumida explicar sobre o que é o grupo Al – Qaeda.
Bom, para os poucos que sabem e para aqueles que vão saber agora, Al Qaeda, que significa “O Alicerce” ou "A Base", é um grupo fundamentalista islâmico, ou seja, defendem com unhas e dentes os ideais islâmicos, baseados no livro do Alcorão (uma espécie de bíblia), e além disso tem como objetivo diminuir a influência dos não-islâmicos sobre os assuntos islâmicos (EUA colocando exércitos no oriente médio).

Voltando a morte de Osama, ele, que já tinha os seus 53 anos aproximadamente, foi assassinado após um ataque a sua base no Paquistão em Abbotabad, próximo a Islamabad, capital paquistanesa, e apesar da chancelaria paquistanesa dizer que não houve participação do governo paquistanês na operação, o Presidente Barack Obama afirma que houve colaboração do governo do Paquistão nessa operação de sucesso.
A base onde Bin Laden se escondia, tinha três andares e um forte sistema de segurança, forte, mas não o suficiente como podemos concluir, e ela foi ponderada em cerca de 1 milhão de dólares, muito dinheiro, mas não é para menos, já que ele era o presidente desta gigantesca organização de proporções internacionais.
Outro fato interessante é que para um homem tão corajoso e capaz de enfrentar uma das maiores potências mundiais que nós temos hoje, os EUA, seu último gesto antes da morte não foi de muita coragem, já que segundo as forças armadas americanas relatou, quando o exército invadiu a base, Osama usou sua mulher como escudo humano para poder se proteger, o que também não adiantou muito, já que ele morreu, agora falemos a verdade, ele bem que poderia ter morrido sem essa vergonha.
Inúmeras declarações foram feitas pelo governo, a primeira delas foi a própria morte do terrorista que foi anunciada pelo próprio Presidente Barack Obama, que neste dia 2 de maio, voltou a afirmar que o mundo ficou mais seguro após sua morte. O diretor da CIA, Leon Panetta, que a rede terrorista AL- Qaeda provavelmente se vingará após a morte de seu líder, e frisou ““ Apesar de Bin Laden estar morto, a al-Qaeda não está", continuando com o diretor da CIA, ele disse mais “Os terroristas quase certamente vão tentar vingá-lo, e nós devemos – e vamos - permanecer vigilantes e resolutos.”. E para finalizar esse momento anúncios, a Secretária de estado, Hillary Clinton, afirmou que mesmo com a morte de Osama Bin Laden, os EUA continuaram a luta contra contra o Talibã (uma forte facção islâmica)
Agora perguntas que não querem calar, onde está o corpo, e se serão liberadas fotos do terrorista, e para estas respostas só nos resta esperar a decisão do governo americano.
.....
.....
.....
.....
.....
.....
.....
Brincadeira , não tem que esperar não, de acordo com o site G1.Globo.com,  que respondeu a uma série de indagações existentes sobre a morte de Bin Laden, em relação ao corpo “As autoridades americanas anunciaram ter jogado o corpo do terrorista no mar para seguir a tradição muçulmana. No entanto, segundo o porta-voz do centro Al-Azhar, alta autoridade intelectual do islã sunita, o islã é contra sepultamentos no mar. A TV americana NBC afirmou que jogar o corpo ao mar seria uma maneira de evitar peregrinação ao corpo.”
E em relação a foto do seu rosto, o Presidente Barack Obama declarou que não iriam ser divulgadas as fotos de Bin Laden e mais, segundo ele “a divulgação das fotos pode ser usado com ferramenta de propaganda por seguidores do líder da Al-Quaeda.
Então é isso, espero que tenha ajudado bastante aqueles que querem se atualizar sobre a morte de Osama Bin Laden, todas as informações foram pesquisadas em sites seguradas, como o G1.globo.com, então pode confiar que tudo ai está certinho.

Violência Brasileira

O brasil apresenta grande problema social,marcado pela brutalidade e o desrespeito ao próximo:a violência.esse agravante é encontrado,nos lares,nas escolas,no ambiente de trabalho,e é fruto do próprio desenvolvimento social.
muitas vezes,um simples gesto ou um pequeno mal entendido pode gerar uma grande confusão. discussões, agressões e ate mesmo homicídios,o que cada vez vem se tornando mais comum.
A violência pode ser gerada por problemas pessoais e familiares e por usuários de drogar. Geralmente quem sofre com isso são os amigos,a familia e a própria pessoa.Problemas desse nível vem crescendo cada vez mais no Brasil e tem gerado uma grande marginalização,como o trafico de drogas,sequestros e assaltos.
A violência tambem esta relacionada ao preconceito homossexual,racial ou ate mesmo regional.isso mostra que a intolerância e o desrespeito ao próximo cresce cada vez mais.
Desse modo o governo,poderia investir na segurança nacional,aumentando o numero de policiais,promover campanhas para o desarmamento,introduzir palestras nas escolas,para incentivar o respeito ao próximo,diminuindo cada vez mais a violência brasileira.





Deborah lorrane

Chapéus Femininos

Os chapéus são conhecidos por marcar épocas na qual o cavalheirismo era essencial ,as mulheres eram cortejadas de uma maneira bastante diferente do que conhecemos hoje. Inicialmente, o chapéu foi criado com a intenção de proteger a cabeça, devido às mudanças climáticas. Logo depois os chapéus passaram a simbolizar hierarquia social, um padrão de cultura. Hoje em dia a função social do chapéu foi esquecida e ele virou acessório.
O chapéu feminino é um acessório incrível tem o poder de dar mais charme modernidade combinado a finesa, bom gosto e estilo. No verão, eles foram destaque nas praias, além de conferirem um charme a mais para as mulheres, ajudam a protege a pele contra os raios solares.

Nas festas, o chapéu também confere grande destaque ao look das mulheres se escolhido corretamente. No casamento entre o príncipe William e Kate Middleton, um dos eventos mais badalados da semana passada, muitas convidadas usaram este acessório, havia desde os modelos mais discretos aos mais extravagantes.






Por: Mariana de Castro

A Beatificação de João Paulo II

  












 A semana passada foi demarcada por dois acontecimentos muito importantes e que ficaram na história. Um foi o casamento do Príncipe William e a plebéia Kate, que teve repercussão no mundo todo como o casamento mais esperado do ano; e o outro acontecimento foi a beatificação de João Paulo II.
  Para quem não sabe o que significa beatificação e sua diferença com canonização aqui vai o que se deve saber sobre tais.
  Beatificação é tornar alguém um Beato. O título de Beato quer dizer que é permitido prestar culto público a um Venerável (Venerável é o servo de Deus cujo processo concluiu que ele viveu as virtudes cristãs em grau heróico). Já canonização é o ato pelo qual a Igreja Católica Apostólica Romana declara que uma pessoa morta é um santo, inscrevendo-a no cânon, ou lista, dos santos reconhecidos. O ato de canonização é exclusivamente do Vaticano- ou seja, a coisa é decida pelo mais alto escalão do clero e ratificada pelo próprio Papa.
 Um das diferenças dos dois é que o Beato tem o seu culto a algumas regiões, enquanto que o Santo é cultuado universalmente, em toda a Igreja.
 Voltando um pouco no assunto principal. Nesta manhã de domingo (1°), no Vaticano, pelo menos um milhão de fiéis participou da cerimônia de beatificação do papa João Paulo II.
 O caixão do papa polonês está exposto na Basílica de São Pedro, diante do altar da Confissão. Sobre ele foi colocada uma cópia do Evangelho de Lorsch, aberto em um coxim tecido com decoração de ouro, além de uma coroa de flores com as cores oficiais da bandeira vaticana, amarela e branca. 
A Guarda Suíça cerca o caixão de Karol Wojtyla, que foi proclamado beato em cerimônia solene neste domingo pelo papa Bento XVI, provocando uma profunda emoção em mais de um milhão de fiéis que assistiram ao ato. Bento XVI rezou em silêncio ante o caixão do antecessor, com o qual colaborou por 23 anos como prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé.
Os fiéis começaram a visitar o caixão às 13h16 locais (8h16 de Brasília) e está previsto que possam fazê-lo até amanhã, às 19h pelo horário do Vaticano, quando serão fechados os portões da Basílica.
O féretro foi retirado na sexta-feira do túmulo que ocupava na cripta da Basílica de São Pedro e será colocado nos próximos dias em uma capela do templo. Até agora, os restos de Wojtyla descansavam a poucos passos do sepulcro de São Pedro.
Após o papa e os cardeais venerarem os restos de João Paulo II, foi à vez das delegações oficiais dos países presentes, e em seguida a de pessoas portadoras de deficiência e o restante do público.
As portas da basílica permanecerão abertas até o "último peregrino", segundo a Santa Sé.
Assim que forem concluídas as celebrações pela beatificação, o caixão será levado à capela de São Sebastião, com melhor capacidade para receber um volume ainda maior de fiéis no futuro.
A placa de mármore que cobria o túmulo nas grutas vaticanas será enviada para a Cracóvia, para ser utilizada na construção de uma nova igreja, que será erguida em nome do Papa polonês. lara de João Paulo II, que não foi aberto, tinha uma Bíblia aberta em cima.



                                




Protesto por uma coisa justa

 Muita gente já reparou que o preço da gasolina subiu e muito e que até agora não fizeram nada para mudar tal situação,por isso aqui em Belo Horizonte motoristas manifestaram com buzinaço e nariz de palhaço no dia 29 de Abril contra os altos impostos pagando R$ 0,50 para abastecer e exigindo nota fiscal .Tal manifestação teve origem no Twitter e aconteceram no posto da avenida Afonso Pena,centro e outros.
Com cinqüenta centavos dava para abastecer apenas 0,166 litro de gasolina, pessoas passaram cartão,deram notas de R$ 50 e R$ 20 e não importaram de esperar de 15 a 20 minutos para abastecer.
Foi uma medida justa e tranqüila para reivindicar seus direitos porque estamos pagando mais e recebendo menos.











Por: Cristiane Paula