A procura do SOL

   Com temperaturas mais baixas,a população fica menos exposta ao sol,por isso o aumento dos casos de insuficiência de vitamina D neste período também chama atenção e muitas vezes  a carência é diagnosticada tarde,o que acaba provocando doenças como a osteomalacia (defeito de mineralização óssea),osteoporose ( diminuição e fragilidade nos ossos) e até mesmo raquitismo.
A vitamina D é um composto que traz diversos benefícios,como a regulagem dos níveis de fósforos e cálcio no organismo, coagulação do sangue,fortalecimento dos músculos e ossos,e auxilio nas funções cardiacas e neurológicas .
Segundo o medico Telmo Diniz,no inverno a atenção deve ser redobrada para que a produção da vitamina não fique abaixo de ideal para o bom funcionamento do organismo.Isso porque a vitamina D só e absorvida pelo organismo quando tomamos sol."Nesta época do ano,porem,os raios ultravioletas encontram dificuldades em encontrar a pele,pois além das pessoas cobrirem bem o corpo para se resguardarem do frio,a luz solar do inverno é muito fraca para a sintetização da vitamina".Explica Diniz.
Um estudo realizado pela nefrologista Rosa Maria durante a inverno do no passado em São Paulo confirma essa teoria.A pesquisa apontou 75% dos entrevistados tinham baixos índices de de vitamina D no corpo abaixo do recomendado.No verão ,a taxa de pessoa com deficiência do nutriente era de 45%.
Além de tomar sol,o baixo nível de do nutriente tambem pode ser combatido incluindo no cardápio diário alimentos como leite,ovos e peixes ricos em vitaminas D.









                                      Por: Cristiane Paula.

0 Response to "A procura do SOL"

Postar um comentário