Uso de armas de choque no Detran do DF entra em suspensão

Para que as fiscalizações noturnas da Lei Seca sejam mais eficazes, evitando agressões aos agentes policiais e a fuga de motoristas embriagados, o DETRAN do Distrito Federal esta treinando 200 agentes para o manuseio de armas de choque, que emitem ondas eletromagnéticas que imobilizam a pessoa.

Atendendo a recomendação da Secretaria de Direitos Humanos do Ministério da Justiça, foi criada uma lei que autoriza o uso de pistolas de choque em substituição aos revólveres. Aprovada pela Câmara Distrital, essa lei dará mais poder aos agentes do DETRAN, facilitando assim a apreensão de pessoas embriagadas no trânsito.

Ao serem disparadas, essas armas emitem ondas por até cinco segundos, chegando até dez metros de distancia, ou seja, o alcance dessas armas é muito grande. Também conhecida como Taser, essas armas disparam dardos que atingirem uma pessoa interrompe os sinais que o cérebro emite para o corpo, levando à contração de músculos e impossibilitando uma possível reação de fuga.

Essas armas já são usadas pela Policia Militar no Batalhão de Choque e no Bope, e agora também estão sendo utilizadas pelos policiais rodoviários federais. O equipamento foi importado dos Estados Unidos e deve chegar à semana que vem em Brasília.

Perante a falta de preparamento dos agentes do Detran, a Secretaria de Segurança do DF anunciou a suspensão do uso das armas de choque nas fiscalizações noturnas da Lei Seca.De acordo com o órgão, o secretário, Sandro Torres Avelar, determinou a criação de um grupo de estudos para discutir o assunto.Formado por representantes das policias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, técnicos da secretaria e do Detran, esse grupo vai discutir se as armas serão usadas e de que forma.

O GDF divulgou que não existe data prevista para o início do uso das armas, pois o assunto ainda não foi definido.



0 Response to "Uso de armas de choque no Detran do DF entra em suspensão"

Postar um comentário